Menopausa
Menopausa
Seja bem-vinda a este espaço dedicado à saúde feminina, com um enfoque especial na fase da menopausa. Aqui, acredito firmemente que essa transição não é apenas um capítulo, mas uma oportunidade para florescer com vitalidade e bem-estar. Como sua especialista em menopausa, ofereço uma abordagem holística e personalizada para enfrentar essa fase com confiança e saúde integral.
O Climatério é definido como o período da vida em que se encerram as funções reprodutivas da mulher, com a suspensão da produção hormonal ovariana, deixando de produzir os seus principais hormônios: o estradiol, progesterona e a testorona.
A Menopausa é identificada quando a mulher apresenta 12 meses consecutivos sem menstruação natural.
Quando a Menopausa ocorre antes dos 40 anos de idade, é definida como Menopausa precoce, enquanto a Menopausa tardia ocorre quando a mulher possui mais de 55 anos.
Desta forma, a mulher passará 1/3 da vida ou mais na Pós-menopausa.
De acordo com a British Menopause Society (BMS), os principais sintomas do climatério são:
- Calorões (70% a 80%)
- Insônia (22%)
- Dificuldade de memorização e concentração (20%);
- Dor nas articulações (18%);
- Alterações geniturinárias diversas: Ressecamento vaginal, Perda de elasticidade vaginal, Incontinência urinária, Infecção urinária e Vulvovaginites de repetição.
Além destes, é comum a manifestação de Baixo nível de energia, mudanças bruscas de humor; Irritabilidade; Ansiedade, Dor de cabeça e palpitações.
Desta forma, ainda segundo a BMS, impactos negativos são identificados em diversos aspectos na vida das mulheres:
- 50% - Vida em casa;
- 51% - Vida sexual;
- 36% - Vida Social;
- 45% - Trabalho;
- 38% dos parceiros se sentem incapazes de ajudar;
No longo prazo, a redução dos hormônios estradiol, progesterona e testosterona incrementam os riscos de câncer de mama, de desenvolvimento de doenças cárdio-vasculares e de osteosporose. Além destes, registra-se o aumento da gordura visceral, o incremento da resistência insulínica, o que pode elevar os riscos de desenvolvimento de diabetes tipo II.
Reconhecendo que cada mulher é única, minha abordagem é totalmente personalizada e integrativa. Nas consultas, exploramos juntas suas preocupações individuais, histórico de saúde e metas pessoais. Essa abordagem personalizada é a base para um tratamento que respeita e atende às suas necessidades específicas durante a menopausa.
Incorporo tecnologias avançadas para proporcionar tratamentos eficazes durante a menopausa. Com opções inovadoras, garantimos que suas necessidades específicas sejam atendidas com métodos seguros e resultados efetivos.
Entre os tratamentos disponíveis para amenizar os impactos da menopausa, estão a Terapia de Reposição Hormonal (TRH), e a Ginecologia Regenerativa, que consiste no uso do laser CO2 e da radio-frequencia.
A alimentação também desempenha um papel vital durante a menopausa. Ofereço orientações nutricionais específicas para otimizar seu bem-estar. Exploramos escolhas alimentares que sustentam a saúde óssea, cardiovascular e hormonal, promovendo um equilíbrio interno que se reflete em vitalidade externa.
A atividade física é uma aliada poderosa durante a menopausa. Programas de exercícios devem ser adaptados às suas necessidades e preferências, visando fortalecer a saúde cardiovascular, manter a densidade óssea e aliviar sintomas comuns, como o estresse e a insônia.
Minha visão vai além dos aspectos médicos. Considero o bem-estar integral, abrangendo não apenas a saúde física, mas também o equilíbrio emocional e mental, como práticas de autocuidado, gerenciamento do estresse e estratégias para melhorar a qualidade do sono.
A menopausa não deve ser vista como um fim, mas como o início de uma nova jornada de autodescoberta e empoderamento. Estou aqui para ser sua guia, apoiando você em cada passo dessa fase de transformação.