Longevidade Saudável

Longevidade Saudável

O envelhecimento humano é um processo natural e inexorável. Consiste na perda progressiva das capacidades adquiridas até a fase adulta.

Existem diversas iniciativas buscando o aumento da expectativa de vida, significando o prolongamento do período de envelhecimento. Entretanto, entendemos que o Fundamental é a Preservação da capacidade funcional do individuo, o que leva ao conceito de Longevidade saudável, onde Objetivo não é apenas aumentar anos de vida, mas sim dar vida aos anos (Gremeau, Gayda, Lepers, Sosner, Juneau e Nigam (2012).

Busca-se desta forma a preservação das capacidades ligadas a altivez (manutenção das capacidades cognitivas, de mobilidade e órgãos), emocionalmente hábil e capaz de manter interações sociais.

No processo do envelhecimento, a idade biológica do ser humana é impactada pela genética peculiar de cada pessoa (impacto estimado de cerca de 20% a 30%) e pelo estilo de vida adotado, que consiste na adoção de hábitos de alimentação, sono e atividade física (impacto de 70% a 80%). Desta forma, como podemos alterar o nosso estilo de vida de acordo com a nossa intenção, cada pessoa tem grande capacidade de influenciar o seu processo de envelhecimento para um mais saudável.

Por exemplo, a adoção de uma rotina de atividade físicas regulares reduz o impacto de diversos fatores que são relacionados ao envelhecimento, como o Desenvolvimento de cardioprotetores (aumento do colesterol bom HDL, Redução do colesterol ruim LDL ; redução triglicerídeos e Redução pressão alta), Incremento da aptidão cardiorrespiratória, Mitigação da perda muscular (Sarcopenia) e Mitigação da perda da Massa óssea e densidade.

Outro exemplo consiste na adoção de dieta saudável, onde ressalta-se o papel desempenhado pelas vitaminas, e pela proteção e restauração do sistema Digestivo (em particular o intestino).

A Dra Valda Porcionato é pos-graduada em Longevidade, estando plenamente capacitada e atualizada com os mais recentes protocolos deste assunto.